Uma das maiores dificuldades do brasileiro é ter uma reserva de emergência ou algum tipo de dinheiro guardado ou investido, é claro que entendemos que a maioria de nós cresceu sem nenhum tipo de conhecimento financeiro.
Acreditamos que educação financeira é uma matéria que deve ser obrigatória em todas as instituições de ensino, se você ensina um jovem a cuidar do seu dinheiro quando ainda está na escola isso vai fazer uma grande diferença na forma como ele vai gerir sua vida e de sua família.
✨Conheça a sua renda real
O desconhecimento é um dos principais inimigos da saúde financeira. Afinal, se você não sabe ao certo quanto ganha, fica muito difícil traçar qualquer tipo de plano e cuidar minimamente do seu dinheiro.
✨Invista em autoconhecimento
Quando se tem o autoconhecimento bem desenvolvido, a pessoa consegue elencar suas principais prioridades e, então, destinar a quantidade de recursos suficiente para dar conta daquela demanda, ou seja, ela consegue controlar melhor o próprio dinheiro, gastando menos, poupando certo e investindo bem.
✨Gasto consciente
Não há como cuidar do dinheiro sem dar valor a ele. Compras por impulso, uso indevido do cartão de crédito e falta de prioridade orçamentária são exemplos de consumo nada consciente.
✨Tenha fontes alternativas de renda
Ainda falando de investimentos, existe uma máxima que diz que “nunca se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, referindo-se à importância de diversificar suas aplicações.
Isso vale para as suas finanças pessoais. Se existe a possibilidade de ter fontes alternativas de renda, vá atrás. É uma forma inteligente de ganhar mais.
✨Trace metas alcançáveis
Poupar é uma das melhores maneiras de cuidar do seu dinheiro. Mas por que você deve economizar? Para cumprir uma meta, realizar um sonho.
Entendemos que nesse momento está complicado sobrar dinheiro, porém existe muitas pessoas que ganham o suficiente e não conseguem saber o que fazer.