Os afazeres da casa e o cuidado com os filhos ocupa boa parte do tempo das mulheres, pesquisas demonstram que as brasileiras gastam, em média, 26,6 horas semanais em cuidados com a casa e a família. Em contrapartida, os homens dedicam somente 10,5 horas por semana.
Na sociedade moderna existe uma romantização das exaustivas tarefas que ficam sobre responsabilidades das mulheres, parte-se do princípio de que o cuidado com a casa e com os filhos é totalmente responsabilidade delas, apenas por serem mulheres.
Homens não são ensinados a fazerem os serviços de casa e muito menos são incentivados e cuidarem dos próprios filhos, isso é perceptível quando os dados mostram mais de 5,5 milhões de crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento.
Precisamos mudar essa realidade e para isso acontecer precisamos entender o quanto isso limita as mulheres no mercado de trabalho, muitas precisam largar suas carreiras para cuidar dos filhos e aquelas que precisam, trabalhar, cuidar da casa e dos filhos se veem desesperadas por apoio.