Empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Acredita-se que a empatia tem a ver com a simpatia, porem existe pessoas simpáticas, que não necessariamente está tentando entender o seu problema, as vezes é apenas etiqueta social.

A pessoa empática está realmente interessada em entender o contexto e a visão de vida outro, e não para julgar ou criticar alguma ação, mas, para poder se posicionar da melhor maneira possível e tomar atitudes mais saudáveis em relação a si e ao próximo.

E de extrema importância ensinar nossas crianças a tentar entender o outro lado da moeda e a se importar com as consequências que as suas ações podem gerar no próximo.

Uma vez que entendemos como usar a empatia, poderemos aplicar em uma variedade de situações. Aqui estão apenas alguns dos muitos cenários possíveis:

  1. Sempre que procuramos entender melhor alguém.
  2. Quando nos encontramos argumentando improdutivamente com alguém.
  3. Quando temos problemas em nos conectar emocionalmente com o sofrimento de alguém.
  4. Quando queremos acalmar nossos ânimos e gerenciar nossas emoções.
  5. Quando descobrir a melhor forma de reclamar de forma eficaz.

A empatia vem mais naturalmente para alguns do que para os outros. No entanto, tomando tempo para realmente pintar um quadro de como é para a outra pessoa e nos imaginarmos em seu lugar SENDO ela, obteremos insights valiosos e forjamos conexões mais profundas com aqueles que nos rodeiam.