No dia de hoje homenageamos todos aqueles que dedicam tempo de vida para mergulhar nas palavras e aventuras que os livros proporcionam.

Dia 07 de janeiro é comemorado O Dia do Leitor, foi instituído para homenagear o jornal cearense “O Povo”, fundado em 7 de janeiro de 1928. Seu fundador, o poeta e jornalista Demócrito Rocha, era um intelectual, foi deputado federal e jornalista.

Uma de suas criações foi o órgão literário Maracajá, suplemento de “O Povo”, que surgiu pela primeira vez em 1929 e era considerado o principal divulgador do movimento modernista literário cearense.

Enquanto o jornal “O Povo” era voltado para divulgação de fatos políticos, combatendo a corrupção e os desmandos, o “Maracajá” era o órgão onde Demócrito Rocha e os intelectuais publicavam suas obras, utilizando o pseudônimo de Antonio Garrido.

Criar o hábito de ler, além de ser muito prazeroso pelo mundo que se abre nas suas mãos é extremamente benéfico para o cérebro, funciona com ótimo exercício a longo prazo, além de estimular a criatividade, o vocabulário e a interpretação.