Os últimos anos têm sido desafiadores para todo e qualquer cidadão brasileiro e se manter com as finanças organizadas passou a ser um grande desafio. Fugir da inadimplência e começar mais um ano no azul exige muita organização financeira.

Saber qual o melhor caminho para começar o ano no azul é importantíssimo. Por isso, é tão importante buscar construir um ciclo de educação financeira constante. Entender onde e como investir, fazer uso de ferramentas que te ajudem a economizar, controlar os gastos, tudo isso unido a uma boa disciplina vai te ajudar a garantir uma excelente saúde financeira.

Para te ajudar a começar o ano com tudo, confira esse conteúdo que vai te orientar a como ter o controle sobre suas despesas e construir uma boa saúde financeira.

Quais são os tipos de despesas?

Despesas fixas e variáveis são tipos diferentes de custos que devem ser contabilizados no seu orçamento pessoal. Os dois tipos de despesas compõem o total de gastos que você tem todo mês, o que gera uma diminuição da sua renda mensal.

Vamos entender melhor sobre esses dois tipos de despesas!

Despesas fixas

Sabe aqueles gastos que não variam ou sofrem uma variação muito pequena de um mês para o outro? Podem ser considerados como despesas fixas a mensalidade do colégio, impostos mensais, aluguel, taxa de condomínio, entre outros.

Despesas variáveis

Já as despesas variáveis são aquelas que estão ali todos os meses, mas como o próprio nome já diz, elas variam de acordo com a frequência e a intensidade do uso. São exemplos de despesas variáveis: contas de água e luz, combustível, alimentação, gastos com passagem de transporte público, compras extras e entre outras.

Dicas de como calcular as despesas

Para calcular as despesas, você pode seguir bons costumes como:

Tenha consciência do seu orçamento doméstico

Para a manutenção de uma vida financeira saudável é muito importante que tenhamos muito bem definido tudo o que entra e tudo o que sai quando o assunto é dinheiro. Desenvolver um orçamento doméstico ajuda a deixar mais claro tudo isso.

Esse orçamento vai te ajudar a ter um balanço mensal de quanto você ganha e quanto você gasta, para que você tenha noção se ao final do mês está faltando ou sobrando dinheiro.

Orçamento doméstico é a organização das despesas e gastos da casa. Se você mora sozinho ou em república, então fica mais complicado, pois parece que o dinheiro vai embora e você nem percebe com o que gastou. Mas, apesar de uma dura missão, o controle no orçamento doméstico é necessário para conseguirmos alcançar nossos objetivos e deve ser feito à risca.

Liste todas as suas despesas fixas e anote despesas variáveis

Para conseguir organizar e colocar em prática tudo o que já mostramos até aqui, vamos citar algumas ferramentas que vão te ajudar a listar todas as suas despesas fixas e variáveis.

Anotar em um bloco de notas e guardar as notinhas do cartão de crédito vão te ajudar a ter um maior controle sobre esses gastos;

Usar programas de planilhas, como o Excel, da Microsoft ou o Calc, da LIbreOffice vão te ajudar a visualizar todas essas informações de maneira mais profissional;

Os aplicativos de finanças vão de ajudar a ter todas as informações sobre seus gastos na palma da sua mão.

Fonte: pravaler