Melhorar a capacidade de concentração e de fixar conteúdo, ajudar no raciocínio lógico e a ter boa memória são alguns dos benefícios que a prática regular de exercícios físicos traz para os jovens. Estudos mostram que incluir atividades físicas em sala de aula também pode melhorar o processo de aprendizagem.
Pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, aponta que alunos que têm bom desempenho em exercícios físicos também obtêm melhores resultados nas demais atividades escolares. Segundo o estudo, crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários.
“Ao praticar atividades físicas os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias, além de contribuir para desenvolver habilidades nos esportes. E essa prática deve começar desde cedo para que a criança se habitue aos exercícios”, recomenda o gerente do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), Everton Souza.
O esporte é uma ótima maneira de aproximar as pessoas, ajudando a criar amizades, a reforçar laços familiares e a construir comunidades mais unidas.
Fonte: webrun