Você sabia que existe um dia dedicado a favela? Hoje vamos contar como esse dia se tornou uma data de resistência importante no calendário.
Canudos, sob a liderança de Antônio Conselheiro, foi um ajuntamento formado por mais de 25 mil pessoas que se aliaram na busca por melhores condições de vida. O governo enviou soldados do Exército para sufocar o movimento, provocando uma verdadeira carnificina.
Para completa, os militares que lutaram na guerra foram enganados, com a promessa de ganhar o soldo e terras após o fim da batalha contra o povo de Canudos, mas ao retornarem não receberam nada.
Três anos depois, o poder público divulga um documento oficial um documento no dia 4 de novembro de 1900, referindo-se ao Morro da Providência como uma favela, um lugar de desgraça, de lixo, de guerra.
Então a Central Única das Favelas (CUFA) juntou 90 mil assinaturas e transformamos a data no Dia das Favelas, que hoje é comemorado no país inteiro com a intenção de trazer consciência sobre as necessidades dos moradores.
Fonte: Exame