Um chefe não pode ser considerado um líder, mas um líder pode ser considerado um chefe. Geralmente, o líder ocupa uma posição que lhe dá poder e proporciona tomadas de decisão, tendo conhecimento e experiência para isso.
O líder demonstra em suas ações e no diálogo um modo eficiente em lidar com o grupo pelo qual é responsável. Os integrantes são vistos como uma equipe e são motivados frequentemente pelo líder para que façam um bom trabalho, pois o tomam como exemplo. Um líder tem a capacidade de despertar respeito por parte dos membros da sua equipe, inspirando e estando presente nos processos do trabalho.
É também um profissional que sabe ouvir e admite seus erros quando os comete, o que motiva os colaboradores e inspira respeito. O profissional em posição de liderança também está sempre atento aos colaboradores e seus pontos fortes. Assim, cria estratégias para utilizar os talentos que tiver no grupo de maneira eficaz.
Além disso, o líder reconhece as dificuldades dos profissionais em sua equipe. Por isso, faz o possível para ajudá-los a superar obstáculos e aperfeiçoar suas habilidades. Isto cria um ambiente de troca de conhecimento que faz a interação ser motivadora e um fator de crescimento para os trabalhadores e para a empresa.