O Dia do Irmão é comemorado no dia 5 de setembro, celebrado neste dia em homenagem ao aniversário de falecimento da missionária Madre Teresa de Calcutá, morta neste dia em 1997.
A indicação da data é uma iniciativa da Igreja católica, lançada em 1999, pelo Padre Miguel Elias Alderete Garrido, com apoio especificamente da irmã Nirmala, que sucedeu a Madre Teresa.
O Dia do Irmão, não está associado estritamente aos irmãos consanguíneos, seu conceito é ampliado para “irmão” associado ao “próximo”, ou seja, o “nosso semelhante”.
Há variações das datas escolhidas para comemorar o dia do irmão, na Índia, alguns adotam o último sábado do mês de março. Já no dia 19 de setembro o dia do irmão seria comemorado nos EUA, conforme informações do facebook.
Apesar de aqui no Brasil, a data não estar oficializada, não tem por que não tecer lindas homenagens aos irmãos de sangue, adotivos ou fraternais.
O que pode ser mais valioso e saudável que uma boa relação entre irmãos. Os mais velhos representam para os mais jovens a força, inspiração, coragem, às vezes são observados como super-heróis. Para os mais velhos, os irmãos que nasceram depois de si, possibilitam a continuidade de sua infância, e a possibilidade de continuar com suas brincadeiras divertidas.
Saiba que o maior propósito dos irmãos deveria ser de apoio incondicional, de um para o outro, como está nos fundamentos religiosos e sociais do significado da palavra. Que seguissem juntos os caminhos da vida, sem permitir que as advertências ou diferenças de opinião fossem motivos para romper, muito menos aceitar que outros interferissem na sagrada relação de irmãos.