Mas afinal, quais são as disciplinas cobradas por cada área e como é feita a distribuição dos conteúdos na prova? Essa e outras questões vamos responder a seguir, continue acompanhando!
Ciências Humanas e suas Tecnologias: Essa área é aplicada no primeiro dia do exame, e como o próprio nome já diz, engloba matérias de humanas, que são:
Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Para se sair bem nessas questões, é muito importante estar antenado aos acontecimentos da atualidade no mundo inteiro, além de claro, estudar cada matéria. Ao contrário do que possa parecer, os temas abordados nesta prova não exigem do aluno que ele decore datas ou fatos históricos, e sim, a suas correlações com movimentos sociais, conflitos históricos, culturais etc. Neste caso, desenvolver a interpretação e estar atualizado fará toda a diferença.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Nesta parte do exame, matérias como: Biologia, Física e Química compõem o caderno de questões. Em alguns momentos você irá se deparar com cálculos e fórmulas, entretanto, este não é o foco. O objetivo é avaliar sua capacidade de utilizar o conhecimento obtido nessas disciplinas e sua relação com outros temas da atualidade, como o aquecimento global, por exemplo. Essa área é aplicada no segundo dia.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Ainda no primeiro dia de prova, a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias traz as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Língua Estrangeira de sua escolha (inglês ou espanhol). Aqui o objetivo é testar o seu conhecimento dessas matérias.
Além disso, neste mesmo dia, você também deverá realizar a redação no formato dissertativo-argumentativo. Este momento da prova requer muita atenção e dedicação por parte do aluno, afinal, um texto bem escrito fará muita diferença na média final. Então, foco na redação!
Matemática e suas Tecnologias: Temos fãs de exatas por aqui? Essa área de conhecimento do Enem acontece no segundo dia do exame, e como o nome já entrega, a principal disciplina é matemática, a qual envolve assuntos como geometria, probabilidade, estatística, equações, regra de três, cálculos, fórmulas, raciocínio etc.
Mas fique atento, embora em alguns momentos seja necessário a realização de cálculos, a prova não é somente sobre isso. O objetivo aqui é usar o conhecimento obtido nesta área para solucionar os problemas matemáticos por meio de raciocínio lógico.
Então, não deixe de se preparar.
Fonte: Pravaler