O assistente social faz a análise, a elaboração, a coordenação e a execução de planos para que as políticas e direitos sociais sejam acessíveis para a população em geral. Ele está presente na aplicação das demandas envolvendo educação, saúde, previdência, habitação e cultura para a sociedade.
As orientações sobre direitos e informações para que sejam feitos os encaminhamentos necessários são dadas pelo profissional de assistência social. O objetivo dele é que as pessoas possam obter uma condição plena e satisfatória de vida, conforme indica a Constituição Federal.
Coletar dados, realizar laudos e estudos sociais também são funções do assistente social, que auxiliam na aplicação de programas como, por exemplo, o Bolsa Família e demais assistências oferecidas pelo governo a populações vulneráveis.
O assistente social tem como responsabilidade implantar projetos nas áreas de saúde, alimentação e educação e apresentar soluções na melhoria da vida de crianças, jovens, adultos e idosos. O profissional, principalmente o que acaba de se formar, pode encontrar muitas vagas em prefeituras. O trabalho em hospitais e em empresas de Engenharia (com preocupações socioambientais e que causam impactos em certas populações) também tem se mostrado em alta nos últimos anos. Sua média salarial varia muito conforme os estados brasileiros.
O assistente social pode trabalhar tanto em instituições públicas quanto privadas. Por estar ligado a questão de acesso aos direitos sociais, o profissional pode atender pessoas em vulnerabilidade financeira ou social, cujos direitos são desrespeitados ou inacessíveis.
Estão incluídos nesses grupos: mulheres, crianças, adolescentes, idosos, deficientes, trabalhadores, público LGBT, negros, indígenas e demais parcelas de minorias sociais da sociedade brasileira. O profissional da assistência social está presente no Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais, hospitais, creches, escolas, asilos, centros de convivência, movimentos sociais, empresas privadas e universidades.
Ainda sobre a área de atuação deste profissional, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que possui a atribuição de orientação e fiscalização do exercício profissional do/a assistente social no Brasil. O órgão atua em conjunto aos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), que estão localizados nos estados do país.
Fonte: Querobolsa