Para se tornar um jovem aprendiz, você precisa cumprir alguns requisitos básicos, como ter entre 14 e 24 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio, e ter disponibilidade de horário para trabalhar e estudar.
Além disso, é preciso procurar empresas ou instituições que ofereçam vagas para jovem aprendiz. Geralmente, essas vagas são divulgadas em sites de emprego ou em páginas específicas de programas de aprendizagem.
Para se candidatar a uma vaga, é necessário ter um currículo atualizado e uma carta de apresentação. Também pode ser solicitado que você faça uma prova de seleção ou passe por uma entrevista.
Algumas instituições que oferecem vagas para jovem aprendiz são: empresas privadas, instituições financeiras, órgãos governamentais, ONGs e instituições de ensino.
Uma opção é procurar o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) ou a organização sem fins lucrativos Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que são organizações responsáveis por intermediar a contratação de jovens aprendizes em empresas de diversos setores.
Lembre-se também de que, como jovem aprendiz, você terá direitos trabalhistas específicos garantidos por lei, como jornada de trabalho reduzida, curso de formação profissional, registro em carteira de trabalho, salário mínimo proporcional e direito a benefícios como vale-transporte e férias.