Você pode concorrer a uma bolsa de estudos com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tanto participando do Prouni (Programa Universidade para Todos), ou diretamente com a faculdade, que oferece o benefício de acordo com o desempenho do estudante na prova. A seguir você conhece um pouco mais sobre cada um deles.
Bolsa em faculdades privadas
Algumas faculdades privadas oferecem bolsas de estudos de acordo com o resultado obtido no Enem ou no vestibular. Os descontos podem variar – algumas universidades conseguem chegar até em 100% (bolsa integral).
Ingresso sem vestibular
Em algumas instituições de ensino, é possível ingressar no nível superior apenas com a nota obtida no Enem, inibindo totalmente a necessidade da realização de uma prova do vestibular.
Dependendo do desempenho do estudante, ele consegue pagar menos na mensalidade, ou seja, ter descontos, apenas com a nota no exame.
Desconto na mensalidade
Ainda nesse contexto, existem universidades que oferecem a bolsa de acordo com o desempenho no Enem, nesse sentido, quanto maior for a nota, maior será o desconto na mensalidade.
Em resumo, não importa qual universidade você pretende ingressar, pública ou privada. O empenho na prova do Enem deve ser, sem sombra de dúvidas, igual.
Bolsa do Prouni
Tratando-se de bolsas de estudos disponibilizadas pelo governo federal, o jeito mais conhecido e único hoje, no Brasil, é o Prouni.
O programa abre inscrições duas vezes ao ano e são mais de 200 mil bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em cursos distribuídos por todas as áreas de conhecimento, inclusive para formações mais caras, como Medicina, por exemplo.
Para conseguir o benefício, é necessário se encaixar em alguns pré-requisitos exigidos pelo MEC (Ministério da Educação), que são:
Ter participado do Enem mais recente, e ter atingido ao menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação;
Possuir renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio para bolsas integrais;
Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais;
Não ter curso superior;
Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral.
A bolsa integral do Prouni banca o custo total do curso, ou seja, o estudante não terá nenhum gasto nas mensalidades. Já a parcial cobre apenas a metade da mensalidade.
Normalmente, a inscrição do primeiro semestre oferece uma quantidade maior no número de vagas e começa alguns dias depois da divulgação do resultado do Enem.
Para conseguir uma bolsa com a nota do Enem pelo Prouni, é necessário atingir uma pontuação exigida para o curso que deseja, deve ainda, levar em consideração a faculdade, campus e turno, visto que esses requisitos influenciam diretamente na nota de corte.
Mas, vale lembrar que quanto maior a sua nota no Enem, maiores são as chances de conseguir uma bolsa.
Ao se inscrever no processo seletivo do programa, o estudante deve acessar a lista com todas as faculdades e bolsas disponíveis. Ele pode escolher a instituição que melhor se encaixa no seu perfil e acompanhar a nota de corte mínima para conseguir a vaga.
Um fato importante é que quanto mais pessoas interessadas na mesma vaga, maior será a nota de corte. Caso a pontuação fique muito acima do que você tem, a alternativa é procurar outra opção – que pode ser feita até o último minuto do processo seletivo. Fonte: pravaler