É possível que você tenha se perguntado por qual motivo vale a pena definir e qual a sua perspectiva de carreira. A resposta é simples: não saber onde e como quer chegar profissionalmente tende a caminhos aleatórios, que podem não ter alinhamento com as suas reais afinidades.

Como consequência, isso pode te deixar estagnado profissionalmente. Assim, talvez daqui a cerca de 10 anos você esteja infeliz com as decisões que tomou ou deixou de tomar para evoluir na profissão. Para entender melhor, pense no planejamento de uma viagem.

É possível que se sinta mais motivado para viajar se houver um planejamento. Afinal, é necessário organizar a mala, guardar dinheiro, reservar hospedagem, solicitar passagem, etc. Por outro lado, muitos podem fazer tudo isso de última hora, o que tende a ser um processo mais desestimulante.

Por isso, as chances de desistir ou até mesmo de seguir com os planos, mas passar por inúmeros apertos, são altas. A mesma lógica se aplica à sua vida profissional.

Enxergue-a como uma viagem: para chegar ao destino, existe uma série de demandas que devem ser cumpridas. Ao fazer isso, o autoconhecimento e a avaliação da carreira também são elevados, isso aumenta as possibilidades de sucesso.

E então, entendeu a importância de pensar na perspectiva de carreira? Para isso, vale a pena definir metas, entender a sua personalidade, aprender novas habilidades e muito mais. Tudo isso são medidas que tornam os seus sonhos mais próximos.

Fonte: blog.uceff