1. Entenda as mudanças dessa fase
Para começar, é importante refletir sobre as mudanças que essa fase traz para a vida dos adolescentes. Infelizmente, o passar dos anos pode fazer com que essas memórias se enfraqueçam, mas vale tirar um tempo para relembrar. Pense em quais foram os desafios enfrentados, os impactos que você sentiu e sentimentos que surgiram.
2. Mantenha um diálogo aberto
Diálogo é a chave para qualquer tipo de relacionamento. Portanto, mostre que está disponível para escutar, aconselhar e, principalmente, acolher. Tenha em mente que surgirão questões com as quais você não concorda, mas é preciso manter a calma e ouvir o que os filhos têm a dizer.
3. Elogie as conquistas
A adolescência também é uma fase que pode afetar a autoestima dos jovens , despertando questionamentos sobre o seu lugar no mundo e ideias, por vezes negativas, sobre si mesmos. Portanto, é importante trazer reforços positivos, elogiar conquistas, habilidades e incentivá-los sempre que surgirem oportunidades.
4. Saiba colocar limites
Seguindo a lógica da autonomia, também é preciso impor limites considerando o que é saudável para a idade — o segredo é encontrar o equilíbrio. Sua filha ou filho talvez possa começar a sair para programas que antes não podia, mas com horário certo para retornar, por exemplo.