Há muitas opções de atuação para um designer gráfico: agências de publicidade e propaganda, produtoras de vídeo e cinema, veículos jornalísticos, empresas desenvolvedoras de sistemas e aplicativos, departamentos de comunicação e marketing de organizações de diversos setores, órgãos públicos, ONGs, ou ainda a opção de atuar de forma autônoma, como freelancer.
O mercado é bastante competitivo e, para se destacar nele, um bom designer gráfico precisa se diferenciar pela sua criatividade, ter senso estético apurado, atenção ao detalhe, capacidade de traduzir conceitos e mensagens de forma gráfica e demonstrar boas habilidades de desenho em geral.
Além disso, é preciso dominar as principais ferramentas de produtividade da área, como Photoshop, Illustrator, InDesign e similares. É imperativo saber trabalhar em equipe, ser organizado e ter comprometimento com os prazos.
Como se tornar um Designer Gráfico?
O curso de Design Gráfico pode ser feito em grau de bacharelado, com cerca de 4 anos de duração, ou em grau tecnológico, com duração média de 2 anos.
A maior oferta de cursos de Design Gráfico é do tipo tecnológico (curso de tecnólogo), que pode ser feito nas modalidades presencial ou a distância.
Na modalidade a distância, o curso de Design Gráfico oferece uma parte das aulas e atividades online. Dessa forma, o aluno pode se organizar para estudar no horário e local mais convenientes.
Fonte: guia de carreira