Comércio exterior é um tema que atrai a atenção e o interesse de muitos empresários. Afinal, fora do país existem condições mercadológicas que podem oferecer grandes oportunidades de negócio para algumas empresas. Especialmente, quando o assunto é importação de ideias, insumos e produtos.
Mas, apesar de muito convidativo, o mercado externo acaba afastando muitas pessoas que não têm nem conhecimento nem conexões que favoreçam negociações em outros países. Contudo, com o avanço da tecnologia e da conectividade, esses processos vêm se tornando mais simples, fazendo com que a internacionalização de empresas se torne uma realidade.
O nosso objetivo com este artigo é mostrar um pouco mais sobre o mercado externo: seus números, funcionamento e como você pode ingressar nele. Continue lendo!
O que é comércio exterior?
O comércio exterior é uma atividade que envolve operações de compra e venda de insumos, bem como o fornecimento de diversos serviços que abarcam empresas de outros países.
Trata-se de um conjunto de operações que podem proporcionar grandes oportunidades para uma empresa. Isso porque, mesmo aquelas que não atuam diretamente na produção de algum insumo podem aproveitar as outras necessidades que envolvem os processos de importação e exportação.
Além de conseguir atender um número exorbitante de pessoas, quem está na internacionalização do seu mercado tem a chance de experimentar o que existe de mais avançado em seu segmento de atuação. Assim, criam-se oportunidades para antecipar a chegada de novas tendências que podem impactar o mercado nacional.
Fonte: amcham