O profissional de Mídia já falava em público-alvo, audiência e alcance muito antes da Internet existir. Aliás, quem é mídia desde o século passado (e parece que foi ontem!) provavelmente acompanhou de perto a evolução que a Internet causou (e continua causando) no mercado de propaganda como um todo e na própria profissão.
Hoje esse profissional tem de estudar a fundo as personas da marca/produto/serviço. E só então definir quais dos diversos canais All Line são os mais indicados para o seu anunciante.
(All Line é igual a Offline + Online. Agora é tudo junto e misturado!)
Cada vez mais consumidores estão na web e cada vez mais o Mídia tem de ter conhecimento em Métricas, Performance, Adwords, Engajamento, Taxa de Cliques e ROI. Só para citar os termos mais comuns.
Este profissional se transformou também em um Gestor de Mídias Sociais, acompanhando campanhas, comparando alternativas (com os famosos testes A/B, por exemplo) e analisando os resultados.
É o que faz com que ele consiga partir para um plano B, quando necessário. E mudar a estratégia digital de uma campanha é algo até bastante comum. Até mesmo porque as ferramentas online trazem com elas essa facilidade.
Para estar na Internet, é essencial aprender a lidar com as inúmeras possibilidades que ela oferece. E todos os dias surgem novidades! Portanto é bom amar ser Mídia (e quem é normalmente ama ser). E não se cansar de aprender.
Fonte: WIS