Saber sobre o movimento LGBTQIA+ é cada vez mais importante para estar por dentro de uma história que é repleta de lutas, mas também de conquistas. Saiba quais são os possíveis temas de redação 2022 sobre esse movimento!
Intolerância à população LGBTQIA+ brasileira:
É fato que, infelizmente, muitos ainda expressam algum tipo de preconceito contra pessoas LGBTQIA+, seja verbal ou até mesmo agressões físicas. São esses preconceitos que também fazem com que essas pessoas se sintam à margem da sociedade quando, na verdade, deveriam ser acolhidas e dispor dos mesmos direitos de todos.
Inclusão de pessoas LGBTQIA+ em diversos ambientes:
A inclusão de pessoas LGBTQIA+ também é um assunto muito recorrente e que pode ser abordado como um dos temas de redação 2022.
Quando pensamos nesses assuntos de redação, podemos abordar a dificuldade que essas pessoas enfrentam para entrar no mercado de trabalho. Uma possível solução para isso – e que já vem sendo praticada por algumas empresas – são vagas exclusivas para pessoas LGBTQIA+.
Como combater o preconceito contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil:
Uma outra possível pauta como tema de redação é sobre o movimento LGBTQIA+ e o que fazer para combater esse preconceito no Brasil.
Como assuntos de redação para esse tema, você pode citar a importância (e urgência) de políticas públicas de inclusão, apoio a figuras públicas que se enquadram no LGBTQIA+ e uma população mais engajada pela luta dos direitos de pessoas LGBTQIA+.
Violência contra as pessoas LBGTQIA+:
Estar por dentro dos dados, neste caso, é imprescindível. Em possíveis temas de redação Enem 2022, você pode citar, por exemplo, o número de pessoas LGBTQIA+ que morreram em virtude da violência no Brasil.
De acordo com o Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, pelo menos 316 pessoas LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Intersexuais e outros) morreram no Brasil por causas violentas em 2021.
Fonte: Pravaler