O autoconhecimento é um dos processos mais intensos e profundos que se pode vivenciar. É a partir dele que aprendemos como lidar com as emoções e sentimentos, além de desenvolvermos consciência do que se passa dentro de nós e como expressamos isso para o mundo.

Primeiramente, precisamos entender que emoções são bem diferentes de sentimentos. Embora sejam considerados sinônimos, os dois estados se manifestam de forma distinta.

As emoções são responsáveis por guiar grande parte do nosso comportamento diante de estímulos externos. Elas são respostas imediatas frente a uma fala ou um acontecimento, por exemplo. Você pode ser impactado no corpo, sem controle. 

Por outro lado, os sentimentos acontecem de forma muito mais intensa. Faz parte de um processamento da situação como um todo, ou seja, eles refletem como nos sentimos frente à emoção. Eles estão na nossa mente. 

O mais curioso disso é que essa relação entre os dois é muito rápida. Onde a emoção é nada mais do que a reação do inconsciente, enquanto o sentimento é considerado um juízo sobre essas emoções. 

Mas aprender como lidar com as emoções é um grande desafio. Isso porque, cada pessoa vive um contexto diferente, teve experiências e possui referências particulares. O repertório individual pode impactar na forma de reagir e trabalhar o estado emocional no dia a dia.

Esta jornada não é linear, é um processo de altos e baixos. Porém, existem algumas estratégias simples e bem interessantes que podem te ajudar a lidar melhor com as suas emoções aos poucos, no seu tempo. Confira a seguir:

Permita-se errar

Foque na sinceridade para lidar com os seus sentimentos

Cuide da sua saúde mental

Evite queixar-se com pequenas coisas

Encare o conflito interno como uma oportunidade de autoconhecimento. A dica mais importante de todas é não se cobrar demais. Somos seres mutantes e ao longo da vida, precisamos ir descobrindo o que nos faz bem e acima de tudo, o que faz sentido para nossa saúde, seja ela física ou mental.

Fonte: Vitta