Esse tipo de feedback é, com certeza, o mais complexo de receber. Por esse motivo, concentramos as nossas dicas aqui, mas, depois, também abordaremos a modalidade positiva. Antes de qualquer coisa, é válido lembrar que um certo nível de tensão é normal nesse momento, afinal, é difícil ouvir que algo não está indo tão bem.

No entanto, não é necessário sentir culpa, raiva ou outras emoções negativas muito fortes. A seguir, separamos algumas sugestões para lidar com esse momento e aproveitá-lo da melhor forma. Confira!

Não leve para o lado pessoal

Um feedback adequado não deve ser grosseiro, abusivo ou ofensivo. Ele deve ter uma base concisa e objetiva, não se guiando por julgamentos ou conflitos pessoais. É dessa mesma maneira que ele deve ser recebido. O objetivo é refletir sobre o seu trabalho e se desenvolver profissionalmente.

Uma dificuldade aqui, porém, é que muitos gestores e colaboradores ainda não sabem muito bem como dar feedbacks e podem misturar as coisas. Seja como for, não leve para o lado pessoal. Não acuse ou critique a outra pessoa.

Não fique na defensiva

É normal que essa reação queira aparecer durante um feedback negativo, pelo desejo de se defender ou reduzir aquele impacto, por exemplo. No entanto, isso não é favorável, pois além de prejudicar a forma como você será visto, também atrapalha a capacidade de aproveitar o que aquele momento tem a oferecer.

O ideal é escutar o que é dito e refletir racionalmente sobre o assunto, sem se culpar demais, mas sem querer apenas se livrar daquela crítica. Você pode sim ter seu ponto de vista sobre a situação e, talvez, ele seja diferente, mas é preciso analisar e não ficar arranjando desculpas ou assumindo uma postura defensiva.

Encare como uma crítica construtiva

Como já mencionamos aqui, o feedback é uma ferramenta que ajuda no seu desenvolvimento, identificando pontos que precisam do seu cuidado e do seu investimento. Ele é uma chance de perceber coisas que você não estava notando sozinho, permitindo que você evolua como profissional ou como colega de trabalho.

Desse modo, um bom jeito de encará-lo é como uma crítica construtiva, que traz contribuições para a sua jornada. Mesmo quando a outra pessoa não consegue elaborá-lo e transmiti-lo da melhor maneira, você pode ver o lado bom da situação.