A Petrobras, cujo nome oficial é Petróleo Brasileiro S/A, é a maior empresa petrolífera do Brasil. Ela foi criada no dia 3 de outubro de 1953, durante o governo de Getúlio Vargas (1882-1954), como uma empresa estatal de petróleo. Na época em que surgiu, a criação da empresa era vista como uma garantia de monopólio do setor petrolífero por parte do Estado. Porém, em 1997, houve a quebra desse monopólio, e o mercado brasileiro foi aberto para a atuação de outras empresas petrolíferas. Mesmo assim, a Petrobras se consolidou no cenário nacional como a maior empresa do ramo petrolífero do país e uma das maiores do mundo.
Na atualidade, a Petrobras é uma empresa de economia mista, ou seja, possui capital aberto. Desse modo, ela não é mais uma empresa estatal, apesar de o Estado brasileiro ser o seu principal acionista.
A Petrobras atua na exploração, produção e comercialização de petróleo, gás natural e alguns derivados, possuindo plataformas de petróleo, refinarias e redes de distribuição. Nos últimos anos, ela tem expandido sua atuação para os setores de energia renovável e está presente em 19 países da América, África, Ásia e Europa.
Importância da Petrobras para o Brasil
A Petrobras foi criada em um contexto de desenvolvimento da indústria brasileira. Desse modo, a sua importância está ligada ao pioneirismo das atividades de exploração e produção de petróleo no Brasil, além de representar um período de grande crescimento do país, em razão de vultuosos investimentos do Estado e do fomento de políticas de industrialização nacional. Ademais, o petróleo é considerado um recurso estratégico. Sendo assim, a criação da Petrobras significou o domínio das reservas dessa fonte de energia, assim como a sua exploração, produção e comercialização.
Na atualidade, a Petrobras é uma das maiores empresas do Brasil e do mundo. A sua atuação promove uma grande geração de empregos, desenvolvimento tecnológico e investimento estratégico para o país. Além disso, por meio da ação da empresa, o Brasil se tornou um dos maiores produtores mundiais de petróleo, adquirindo protagonismo nessa indústria até então dominada por poucos países.
A autossuficiência em petróleo do Brasil, alcançada em 2006, também é um importante marco da importância da Petrobras para o país. A empresa gera ainda uma grande quantidade de royalties, que são uma compensação financeira paga para o Estado e entes federados em razão da exploração de reservas de petróleo. Logo, a Petrobras é uma das maiores empresas contribuintes de impostos para a esfera pública brasileira.