Nosso sistema de governo aqui no Brasil, chama presidencialismo. Isso não quer dizer que o presidente tem poder absoluto, pois se isso acontecesse, seriamos uma ditatura.
O Brasil é formado pelos 3 poderes, e eles são: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Você pode imaginar que nosso país é como uma empresa e possui três diretorias diferentes, o poder Executivo é responsável pela administração, a segunda diretoria é o poder legislativo, que define as leis, e quem vai garantir que essas leis sejam cumpridas no caso de conflito é o terceiro poder, Judiciário.
Essas três diretorias dispõem de uma grande quantidade de pessoas trabalhando. O chefe da primeira diretoria, poder Executivo é o presidente que possui uma enorme quantidade de assessores, nessa mesma diretoria também temos os ministérios, que podem ser vistos como gerentes.
A segunda diretoria, poder Legislativo é o nosso Congresso Nacional, onde ficam os deputados e senadores responsáveis pelas leis do nosso país, inclusive se o presidente quiser criar uma lei precisa passar pelo segundo poder, para ser aprovada. Lembrando que o presidente também tem o poder de vetar alguma lei que foi aprovada pelo congresso.
A terceira diretoria, poder Judiciário tem varios departamentos, mas o mais importante é o STF (Supremo Tribunal Federal) que cuida para que as leis aprovadas pelo segundo poder, sejam cumpridas.
Entre esses três poderes existe um órgão independe do governo, o Ministério Público Federal, que fica de olho no que os 3 poderes estão fazendo, como se fosse um fiscal. Quem comando esse Ministério é o Procurador Geral da República.